Samba de coco de Arcoverde encanta no Salão Turístico do São Francisco

Por Giro das Cidades em 26/05/2022 às 02:14:25

O potencial turístico de Arcoverde, Portal do Sertão pernambucano, foi mostrado com destaque e grande sucesso no último fim de semana no I Salão de Turismo do Vale do São Francisco, em Petrolina. Um dos grandes destaques da cultura local foi a presença e apresentação do samba de coco da Capital do Sertão, representado pelo Samba de Coco das Irmãs Lopes. O estande de Arcoverde, além de destacar os pontos e equipamentos turísticos, deu ênfase exatamente a cultura e a arte do município.

Misturando samba com os folguedos de roda, manifestações presentes na dança e na música do grupo, marcados pelo triângulo, pandeiro, surdo e ganzar, o coco das Irmãs Lopes teve sua história iniciada em 1916, quando as tataravós das irmãs começaram a cantar e dançar o estilo de música. Em 1947, a família foi morar no Alto do Cruzeiro, bairro de Arcoverde, onde surgiu o Samba de Coco das Irmãs Lopes.

"Por onde passa, o samba de coco encanta e em Petrolina foi sensacional", disse o secretário de Turismo e Eventos, Pedro Brandão, que esteve no evento juntamente com a secretária de Cultura, Maria Juliana de Aguiar, representando o prefeito Wellington Maciel (MDB). Aproveitaram a ocasião para massificar os festejos juninos de Arcoverde, que voltam este ano com força total, destaque para a presença de grandes artistas nacionais em sua grade.

"Além do São João, divulgamos os potenciais turísticos e culturais de Arcoverde em seus mais amplos segmentos, incluindo o turismo religioso, gastronômico, cultural, astronômico, o ecoturismo e toda a nossa cultura", disse Pedro.

Para ele, o Salão Turístico do São Francisco permitiu conectar Arcoverde às principais agências operadoras de turismo no Brasil. "Com isso, podemos atrair investimentos, dando o que Arcoverde necessita para crescer no turismo: visibilidade", acrescentou Pedro, um quadro qualificado que Wellington trouxe para sua equipe, por ter ampla visão do setor e bagagem na área. "Onde houver eventos dessa natureza, Arcoverde estará presente para buscar turistas. É o turista que movimenta a economia", destacou Pedro.

"Arcoverde se fortalece no turismo e na cultura, ampliando a divulgação para todo o Brasil do nosso potencial turístico e de forma que acessando esses eventos de feiras e salões de turismo. Nós consigamos conectar Arcoverde às agências operadoras de turismo no Brasil, atraindo investimentos, visibilidade para a cidade de Arcoverde e o mais importante: atraindo turistas para a cidade, o que movimenta a economia local, movimenta os grupos culturais, grupos de trilhas, dentre outros segmentos e o trade turístico local", finalizou Pedro Brandão.

Comunicar erro

Comentários

MBRITTO GIF