Primeiros lotes de vacina bivalente chegarão ao Brasil em dezembro

Por Giro das Cidades em 25/11/2022 às 23:19:00

Nesta sexta-feira (25), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que os primeiros lotes da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 chegarão ao país na primeira quinzena de dezembro. Porém, ainda não se sabe quantas doses da vacina serão entregues.

Os imunizantes chegam após a diretoria da AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria (Anvisa) aprovar a liberação, para uso emergencial, de duas vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19 em pessoas com mais de 12 anos. As fórmulas de segunda geração, jĂĄ aplicadas em outros países, são desenvolvidas para evitar a infecção por sublinhagens mais recentes da variante Ômicron e deverão ser utilizadas como doses de reforço contra o novo coronavírus.

Estão liberadas para uso emergencial a bivalente BA1 — desenhada com a variante original e proteção adicional para a variante ômicron BA1 — e a bivalente BA4/BA5 — desenhada com a variante original e proteção adicional para a variante BA4/BA5. O pedido de uso emergencial da vacina foi encaminhado pela Pfizer à Anvisa em 30 de setembro. Na anĂĄlise, a agĂȘncia também contou com um grupo de especialistas de diferentes associações médicas: as sociedades brasileiras de Pediatria (SBP), de Imunizações (SBIm), de Infectologia (SBI) e de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
Comunicar erro

ComentĂĄrios

MBRITTO GIF