Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Recife

Bandido morto em assalto era assessor da Câmara Municipal do Recife


Um dos bandidos mortos, ontem, quando fazia um arrastão na Zona Norte do Recife, era contratado como assessor especial na Câmara Municipal do Recife. André Alexandre Xavier dos Santos Júnior, de 25 anos, foi nomeado pelo presidente da Casa, Romerinho Jatobá (PSB), para atuar no gabinete do vereador Felipe Francismar (PSB), filho deputado Francismar Pontes (PSB). Ele responde a diversos crimes um deles por homicídio.

Edições do Diário Oficial mostram que André Alexandre foi contratado duas vezes para trabalhar com o vereador. Na primeira, em abril de 2022, consta a seguinte nomeação, que foi assinada pelo presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB):

"Nomear André Alexandre Xavier dos Santos Júnior no Cargo em Comissão de Assessor Parlamentar Especial, símbolo PLCGIII, código 3.05".

Em fevereiro de 2023, saiu outro ato assinado também por Romerinho Jatobá: "Nomear André Alexandre Xavier dos Santos, no Cargo em Comissão de Assessor Parlamentar – Secretário Parlamentar, símbolo PLC-GVI, código 6.01 da Estrutura de Gabinete do Vereador Felipe Francismar".

Felipe Franscismar tem 34 anos e está no terceiro mandato na Câmara do Recife. Ele foi presidente da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), uma das mais relevantes da Câmara. Em 2023, assumiu o posto de 2º secretário da Casa José Mariano. Vem a ser o filho do deputado estadual, Francismar Pontes.

Na última eleição, Felipe Francismar teve 10.037 votos, Em 2022, seu pai foi eleito para um mandato na Assembleia Legislativa com 66.621 votos. Os dois têm atuação em áreas de comunidades de baixo poder aquisitivo.

O "assessor parlamentar" participou de um assalto no prédio ao Dnocs, onde funcionam várias empresas e repartições públicas. Segundo a Polícia Civil, André Alexandre estava disfarçado de entregador por aplicativo. Ele tinha passagens anteriores pela polícia e pela Justiça, por roubos e homicídio.

"É bem provável que ele estivesse usando a bolsa de entregador de comida para, justamente, despistar e tirar a atenção do vigilante", informou o delegado Victor Leite.

Ainda de acordo com a polícia, o confronto no Denocs começou após André Alexandre e um comparsa fazerem um "arrastão" para roubar armas de vigilantes em estabelecimentos localizados entre o Centro e bairros da Zona Norte.

Segundo informações da PM, uma equipe do 11º BPM foi acionada para verificar uma tentativa de homicídio na Rua Cônego Barata, na Tamarineira. No local, encontrou André morto.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!