Bandido morto em assalto era assessor da Câmara Municipal do Recife

Por Giro das Cidades em 26/07/2023 às 23:30:55

Um dos bandidos mortos, ontem, quando fazia um arrastão na Zona Norte do Recife, era contratado como assessor especial na C├ómara Municipal do Recife. André Alexandre Xavier dos Santos Júnior, de 25 anos, foi nomeado pelo presidente da Casa, Romerinho Jatob├í (PSB), para atuar no gabinete do vereador Felipe Francismar (PSB), filho deputado Francismar Pontes (PSB). Ele responde a diversos crimes um deles por homicídio.

Edições do Di├írio Oficial mostram que André Alexandre foi contratado duas vezes para trabalhar com o vereador. Na primeira, em abril de 2022, consta a seguinte nomeação, que foi assinada pelo presidente da C├ómara, Romerinho Jatob├í (PSB):

"Nomear André Alexandre Xavier dos Santos Júnior no Cargo em Comissão de Assessor Parlamentar Especial, símbolo PLCGIII, código 3.05".

Em fevereiro de 2023, saiu outro ato assinado também por Romerinho Jatob├í: "Nomear André Alexandre Xavier dos Santos, no Cargo em Comissão de Assessor Parlamentar – Secret├írio Parlamentar, símbolo PLC-GVI, código 6.01 da Estrutura de Gabinete do Vereador Felipe Francismar".

Felipe Franscismar tem 34 anos e est├í no terceiro mandato na C├ómara do Recife. Ele foi presidente da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), uma das mais relevantes da C├ómara. Em 2023, assumiu o posto de 2┬║ secret├írio da Casa José Mariano. Vem a ser o filho do deputado estadual, Francismar Pontes.

Na última eleição, Felipe Francismar teve 10.037 votos, Em 2022, seu pai foi eleito para um mandato na Assembleia Legislativa com 66.621 votos. Os dois t├¬m atuação em ├íreas de comunidades de baixo poder aquisitivo.

O "assessor parlamentar" participou de um assalto no prédio ao Dnocs, onde funcionam v├írias empresas e repartições públicas. Segundo a Polícia Civil, André Alexandre estava disfarçado de entregador por aplicativo. Ele tinha passagens anteriores pela polícia e pela Justiça, por roubos e homicídio.

"É bem prov├ível que ele estivesse usando a bolsa de entregador de comida para, justamente, despistar e tirar a atenção do vigilante", informou o delegado Victor Leite.

Ainda de acordo com a polícia, o confronto no Denocs começou após André Alexandre e um comparsa fazerem um "arrastão" para roubar armas de vigilantes em estabelecimentos localizados entre o Centro e bairros da Zona Norte.

Segundo informações da PM, uma equipe do 11┬║ BPM foi acionada para verificar uma tentativa de homicídio na Rua Cônego Barata, na Tamarineira. No local, encontrou André morto.

Comunicar erro

Comentários

MBRITTO GIF