O Instituto DataTrends, de propriedade de Aparecida Fernanda Pereira Lira, funcionária comissionada em Jaboatão dos Guararapes (PE), está sendo denunciado à Polícia Federal (PF) pela Coligação "Caruaru Quer Ordem e Progresso". A denúncia aponta grandes discrepâncias nos dados apresentados pelo instituto, que teriam divergido significativamente da média do mercado.
Além disso, questiona-se a capacidade do instituto, uma empresa de pequeno porte registrada no Simples, de ter divulgado dez pesquisas em um só dia — algo considerado impossível por especialistas.
Desde janeiro, o instituto já registrou mais de 210 pesquisas, sendo que recentemente mais de 50 foram publicadas, levantando sérias dúvidas sobre a credibilidade dos resultados e a capacidade de coleta de dados.
A coligação alerta para a possibilidade de se tratar de uma espécie de "fake pesquisa", e destaca que pesquisas de intenções de voto são um ponto de atenção para o TSE e a PF, que têm combatido tentativas de manipulação de dados — uma prática considerada crime.
Agora, cabe à PF investigar o caso e esclarecer a veracidade dos dados publicados pelo DataTrends. Do blog Carlos Britto