A Secretaria de Saúde de Buíque continua a trilhar um caminho de excelência, desde que o prefeito Arquimedes Valença (MDB) assumiu seu quarto mandato e teve que tirá-la da UTI. Pela quarta vez consecutiva, o município alcança o primeiro lugar na 6ª Regional de Saúde nos Índices de Desempenho da Atenção Primária à Saúde, reafirmando seu compromisso com a qualidade na Atenção Básica.
Além do tetra em Pernambuco, Buíque agora ocupa a 4ª posição entre os 184 municípios do Estado de Pernambuco, um feito notável para a gestão municipal, ficando à frente de cidades de grande e médio porte, muitas delas polos regionais. Já no Brasil Buíque está na posição 141° entre os 5.570 municípios Brasileiros, outra marca histórica.
Essa conquista ocorre a dois meses do encerramento da gestão do prefeito Arquimedes Valença e é fruto de um governo voltado a eficiência da máquina pública e o cuidado com a população, destacando o impacto positivo que a atual gestão de saúde vem proporcionado à todos os buiquenses.
Quando a atual secretária de Saúde, Teófila Valença, assumiu a pasta da saúde em maio de 2022, os indicadores de qualidade estavam estagnados e a equipe sem muita motivação. Graças a um trabalho incansável e focado na qualidade e excelência dos serviços de saúde, na descentralização dos serviços e autonomia das coordenações, o cenário mudou radicalmente.
Em 2022, Buíque ainda ocupava uma posição distante dos resultados atuais. Mas, o empenho e a dedicação de todas as equipes resultaram em um crescimento expressivo, elevando a saúde municipal a patamares nunca antes alcançados.
"Hoje, o município se orgulha de ser uma referência em saúde pública em toda região do Agreste Meridional quanto a nível estadual. A conquista no Previne Brasil é mais uma prova de que o trabalho feito com responsabilidade e competência gera resultados duradouros", afirma a secretária Teófila Valença.