Arcotrans disponibiliza novas credenciais de estacionamento para Idosos e Pessoas com Deficiência

Por Giro das Cidades em 30/04/2021 às 08:12:45

A Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde - Arcotrans, está confeccionando as novas credenciais do Cartão de Estacionamento para Idosos e Pessoas com Deficiência – PCD desde o último dia 20 de abril. As pessoas que tem direito devem procurar a sede da autarquia, no centro da cidade. Atualmente, na zona azul da cidade, existem pouco mais de 6 vagas para esse grupo.

Segundo o presidente da entidade, João Almeida Parra, a meta da Arcotrans é ampliação do número de vagas para trazer mais comodidade para aqueles que precisam desses espaços reservados, mas não especificou de quanto seria esse aumento.

Pessoas Idosas (com 60 anos ou mais), Pessoas com Deficiência ou Pessoas com Dificuldade de Locomoção, residentes em Arcoverde, que ainda não possuem o Cartão de Estacionamento (CREDENCIAL) podem obter a autorização GRATUITAMENTE na Arcotrans, que está localizada na Rua José Lins de Siqueira Brito, 64 - Centro, Arcoverde - PE, 56506-510.

As vagas especiais demarcadas em vias e logradouros públicos ou em estabelecimentos particulares que possuem estacionamento podem ser usadas por Pessoas com Deficiência e Idosos que possuem o cartão, sendo condutores dos veículos ou não. Elas são exclusivas e devidamente sinalizadas com a legenda "Idoso" e o Símbolo Internacional de Acesso – para permitir que cadeirantes ou motoristas com mobilidade reduzida façam uso dos espaços com segurança e facilidade. O uso do cartão é OBRIGATÓRIO e deve estar bem visível no painel do veículo.

A autorização, emitida gratuitamente pela Arcotrans, é aceita para uso em vagas especiais em todo Território Nacional. Seu prazo de validade é de 2 anos, renováveis, mas este período poderá ser menor para os beneficiários com dificuldade de locomoção temporária, dependendo do atestado ou do laudo médico apresentado.

DOCUMENTAÇÃO PARA SOLICITAR O CARTÃO

* Idoso (idade igual ou superior a 60 anos):
- Documento de identidade oficial válido com foto e CPF;
- Comprovante de residência ATUALIZADO (conta de luz, água, telefone fixo, correspondência de banco, cartão de crédito, plano de saúde, condomínio ou multas de trânsito);
- Se o requerente não possuir nenhuma correspondência em seu nome, pode apresentar comprovante de residência em nome do cônjuge juntamente com a Certidão de Casamento, contrato de locação de imóvel com firma reconhecida em cartório ou declaração de residência com firma reconhecida em cartório emitida do proprietário do imóvel.

* Pessoa com Deficiência – PCD ou Pessoas com Mobilidade Reduzida:
- Documento de identidade oficial válido com foto e CPF;
- Se for condutor, apresentar CNH que contenha as observações/restrições previstas na Resolução CONTRAN Nº 425/12;
- Comprovante de residência ATUALIZADO (conta de luz, água, telefone fixo, correspondência de banco, cartão de crédito, plano de saúde, condomínio ou multas de trânsito). Se o requerente não possuir nenhuma correspondência em seu nome, pode apresentar Comprovante de Residência em nome do cônjuge juntamente com a Certidão de Casamento, contrato de locação de imóvel com firma reconhecida em cartório ou declaração de residência com firma reconhecida em cartório emitida do proprietário do imóvel.
- Atestado médico referente à deficiência permanente ou temporária, sendo esta última com redução efetiva da mobilidade e, emitido, no máximo, há 3 meses, constando o nome/classificação da doença, com CID e CRM do profissional.

Para mais informações sobre as novas credenciais, a Arcotrans também está disponível através do telefone: (87) 3821-1077

Comunicar erro

Comentários