Governo do Estado vai inaugurar Centro de Oportunidades de Pernambuco

Por Giro das Cidades em 19/07/2021 às 19:33:41

O município de Pesqueira, localizado no Agreste de Pernambuco, vai receber uma das unidades da Central de Oportunidade de Pernambuco (COPE). O imóvel está pronto, as atividades já estão parcialmente em funcionamento, mas a inauguração ainda não tem data prevista, em virtude da pandemia. A abertura oficial da COPE também terá a presença do secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, do prefeito Bal de Mimoso, e de outras autoridades locais, como o secretário de Governo municipal, Cacique Marquinhos.

A COPE foi idealizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco. A Central tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo, as qualificações e a inserção de trabalhadores no mercado de trabalho, dando destaque ao fortalecimento da Agência do Trabalho. Atualmente, a Agência do Trabalho de Pesqueira é uma das que mais oferta vagas na região.

"Os prefeitos e prefeitas têm visto a importância da COPE, o esforço do governador Paulo Câmara para ampliar as parcerias e enfrentar as adversidades que surgiram na área de empregabilidade. A Central também visa melhorar o ambiente de negócios", disse o secretário Alberes Lopes, lembrando que o Cacique Marquinhos foi um dos primeiros a procurá-lo no início do ano. "A prefeitura se disponibilizou a reformar o prédio, que ficou muito bonito. Fizemos o treinamento dos profissionais e levamos os serviços da SETEQ para esse espaço".

Segundo o secretário Alberes Lopes, a COPE reúne, em espaço único, os serviços oferecidos pelas Secretarias Executivas da Micro e Pequena Empresa, do Trabalho e Qualificação, pela Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE), e pela Agência de Empreendedorismo (AGE), cujo principal papel é coordenar o Programa de Crédito Popular. Há um local separado para realizar qualificações presenciais, seja levada pelo Governo do Estado ou pela prefeitura.

Para o secretário de governo do município, "a Central de Oportunidades é importante porque reforça o compromisso em cuidar dos trabalhadores, preparando-os para os novos desafios do mercado. E ao mesmo tempo estimular o espírito empreendedor", falou o secretário.

O Expresso Empreendedor orienta diretamente os pequenos e micro empreendedores e incentivar a formalização através do MEI. Os serviços serão online e com orientação presencial dos funcionários cedidos pela prefeitura e capacitados pela SETEQ.

A COPE funciona em um imóvel cedido pela prefeitura de Pesqueira, localizada na Av. Ézio Araújo, 400 no centro da cidade, com ambiente adequado e acessibilidade garantindo ao cidadão maior comodidade e segurança com horário de funcionamento das 8h às 16h.

Comunicar erro

Comentários