Bolsonaro monta circo pra dizer que "não tem provas" que as eleições são fraudadas

Por Giro das Cidades em 30/07/2021 às 09:11:54

O presidente Jair Bolsonaro promoveu uma cerimônia, na noite desta quinta-feira (29), na qual prometeu apresentar as provas de que as eleições de 2018 foram fraudadas. Contudo, durante o evento, ele comentou que "não tem como se comprovar que as eleições não foram ou foram fraudadas". O evento com ar circense serviu somente pra comprovar a fĂĄbrica de fake news criada pelo presidente que amarga uma das maiores rejeições ao seu governo

O presidente afirmou, apenas, ter "vĂĄrios indĂ­cios de irregularidades". "O crime só se desvenda com vĂĄrios indĂ­cios, e eu vou apresentar vĂĄrios aqui", comentou Bolsonaro.

Durante o evento, o presidente mostrou vĂ­deos publicados na internet de eleitores reclamando que a urna não registrava corretamente os votos e também de um desenvolvedor de sistemas simulando uma urna eletrônica virtual, na qual ele programava o aparelho para fraudar votos a favor de um candidato fictĂ­cio.

Também foram apresentadas reportagens jornalĂ­sticas de 2008 e 2012 sobre denĂșncias de irregularidade nas eleições municipais de Caxias (RS).

Bolsonaro defendeu a implementação de um voto auditĂĄvel a partir do ano que vem, por afirmar que a urna eletrônica, por si só, não é segura o suficiente para registrar os votos. "Os que me acusam de não apresentar provas, eu devolvo a acusação. Apresente provas de que não é fraudĂĄvel", rebateu Bolsonaro.

Ele criticou quem é contra a implementação de um sistema externo à urna eletrônica para que os eleitores possam conferir se a urna registrou o seu voto corretamente. E dirigiu-se, em especial, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), LuĂ­s Roberto Barroso.

"Por que ele teme tanto o voto democrĂĄtico? Por que não quer eleições democrĂĄticas? Por que não quer que possamos contar fisicamente? Mentem, senhor Barroso, quem diz que é retrocesso, que é a volta do voto em papel. É fake news. O senhor deveria ser o primeiro a ter humildade, a falar em democracia, em transparĂȘncia", reclamou.
Comunicar erro

ComentĂĄrios

MBRITTO GIF