Regina assina cofinanciamento de cozinha comunitária com Secretário Arnon Vieira

Por Giro das cidades em 02/10/2021 às 10:44:36

A partir de agora as famílias em situação de vulnerabilidade social de Itaíba ganharão um reforço em sua segurança alimentar com a assinatura do termo de cofinanciamento da Cozinha Comunitária assinado neste dia 30 de setembro pela prefeita Regina Cunha e o Secretário de Assistência Social, Arnon Vieira Ramos. O protocolo foi assinado no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde recentemente foi implantado o Sopão da Cidadania.

"Foi com alegria que recebemos do governo do Estado esta importante parceria que chega para ajudar as pessoas que mais precisam e hoje, ao lado de nosso secretário Arnon Vieira, estamos assinando o termo que vai garantir um reforço em nosso programa de segurança alimentar pelos próximos 12 meses, para que, assim, possamos enfrentar as dificuldades impostas pela pandemia", afirmou a prefeita Regina Cunha.

Segundo o secretário Arnon Vieira Ramos, o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude contemplaram inicialmente 15 municípios pernambucanos que não tinham cozinha da Assistência Social em funcionamento e Itaíba é um dos comtemplados que já possui. Atualmente, pelo menos mil pessoas em situação de risco e vulnerabilidade socia são beneficiadas com o Sopão da Cidadania, duas vezes por semana.

O anúncio da inclusão de Itaíba no Programa de Cozinha Comunitária foi feito ainda no mês de agosto, durante visita do secretário estadual Executivo de Assistência Social de Pernambuco, Joelson Rodrigues, atendendo pedido do secretário Arnon Vieira. Rodrigues elogiou a ação pioneira de Itaíba no sentido de garantir o reforço alimentar às famílias que mais precisam.

Pelo termo de cofinanciamento, o município de Itaíba, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, irá receber o repasse de 12 parcelas no valor de R$ 6 mil para a produção de refeições destinadas as famílias em situação de risco e vulnerabilidade social cadastradas nos programas sociais da pasta.

Independente dos recursos que vão chegar através do Governo do Estado, o secretário Arnon Vieira Ramos disse que manterá o programa social do Sopão da Cidadania com recursos do próprio município e com esse incremento do valor da Cozinha Comunitária irá produzir refeições a serem entregues às famílias em situação de risco social das comunidades rurais do município. As refeições serão entregues inteiramente grátis.

A partir do início da próxima semana o secretário de Assistência Social e equipe técnica cairá em campo realizando o estudo, cadastro e levantamento das famílias vulneráveis na área rural do município a serem contempladas com a entrega da refeição da cidadania. Segundo ele, mais um passo importante para garantir comida na mesa de quem precisa.

"As famílias serão devidamente cadastradas e terão a carteira de participação e recebimento da refeição da cidadania, à exemplo do Sopão da Cidadania e os demais programas que reforçam esse trabalho de segurança alimentar das famílias carentes de Itaíba. Além das obras que mudam a paisagem e garantem o desenvolvimento de nossa terra, a prefeita Regina tem no cuidar das pessoas sua grande preocupação", afirmou.

Atualmente a prefeitura de Itaíba, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, possui quatro (04) programas sociais que são: o PAA: Programa de Aquisição de Alimentos, a distribuição de Cestas Básicas; o Programa Leite de Todos; o Sopão da Cidadania e agora terá a Cozinha da Cidadania, sendo o 5° programa social implantado pela Secretaria de Assistência Social.

Fonte: A Folha das Cidades

Comunicar erro

Comentários

MBRITTO GIF