Eleitor pode acompanhar resultado da eleição de forma transparente

Por Giro das Cidades em 19/09/2022 às 17:27:28

Conferir resultado da eleição é rápido e simples, e todo mundo pode: basta olhar o Boletim de Urna (BU), como orienta o advogado e especialista em direito administrativo e eleitoral, Dr. Pedro Melchior, da banca Barros Advogados Associados. Ele traz algumas informações que vão ajudar o eleitor, sem precisar das forças armadas, a acompanhar a apuração da eleição de forma transparente.

O Boletim de Urna (BU) é um dos principais instrumentos de transparência das eleições, colocado à disposição da sociedade. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incentiva a conferência dos BUs por eleitoras e eleitores, candidatas e candidatos, federações e partidos políticos, e entidades fiscalizadoras, demonstrando a integridade do sistema e o absoluto compromisso com a decisão soberana do eleitorado.

Com o BU, conferir o resultado é instantâneo, rápido e simples. Tradicionalmente afixado na porta da seção eleitoral, nas Eleições 2022, ele também estará ao alcance de todo e qualquer interessado na internet, podendo ser acessado via aplicativo.

O TSE irá fornecer esse serviço logo após o fechamento das urnas. Em anos anteriores, os boletins eram publicados na internet em até três dias depois do pleito.

O TSE está orientando inclusive que presidentes de mesa e mesários levem uma cópia do BU para conferência com a imagem do mesmo BU que será colocada à disposição na internet. Transparência e integridade nunca é demais!

Dr. Pedro Melchior, Advogado especialista em direito público - administrativo, eleitoral e tributário. Fundador da banca Barros Advogados Associados. Consultor jurídico de diversos municípios pernambucanos.

Comunicar erro

Comentários

MBRITTO GIF