Pedro Campos: "A inovação deve apontar soluções para a eficiência operacional da Compesa"

Por Giro das Cidades em 19/04/2023 às 13:51:41

A Compesa realiza, hoje (19), o lançamento de um inovador sistema de armazenamento de energia para uso nas Estações de Tratamento de Água da estatal. A iniciativa, fruto de um contrato com a Baterias Moura iniciado na gestão de Paulo Câmara, proporciona redução de custo e maior confiabilidade na continuidade dos serviços da empresa. O projeto piloto foi inaugurado, hoje, na Estação de Tratamento de Água Petrópolis, em Caruaru, mas já está em operação desde fevereiro deste ano.

"A inovação deve apontar soluções para a eficiência operacional da Compesa. Enquanto líder do Núcleo de Inovação da Compesa, participei diretamente da concepção deste projeto. Desde 2021, convergimos esforços para que o BESS fosse implementado, auxiliando a gestão energética da empresa e contribuindo para a eficiência operacional dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário", pondera Pedro Campos.

O sistema proporciona à estatal estocar cargas elétricas para uso interno, independente de abastecimento da rede da Neoenergia Pernambuco. Denominado BESS - Battery Energy Storage System, o sistema atua na ETA Petrópolis em duas frentes: evitar danos às tubulações da Compesa, ocasionados em decorrência de interrupções de energia não previstas, e proporcionar à estatal a melhor gestão de seus recursos energéticos.

Pioneiro no Brasil neste tipo de aplicação, o BESS funciona como uma grande bateria, que reserva durante todo o dia capacidade de energia para uso de forma independente ao abastecimento da rede de energia externa. "Além de evitar paradas não programadas, o sistema de bateria é responsável por estocar carga para suprir as demandas da estatal no período em que a energia é mais cara, o que ocorre entre às 17h30 e 20h30, proporcionado à empresa uma redução dos custos e o aumento de sua eficiência", explica Pedro.

O contrato entre a Compesa e a Baterias Moura prevê a implantação, operação e manutenção de sistemas de armazenamento de energia elétrica em unidades da empresa."Vale ressaltar que esse projeto não precisou de investimentos por parte da Compesa, porque desde então toda implantação foi custeada pela empresa privada, pelo grupo Moura, que fez essa implantação. A partir de agora a Compesa irá pagar parte do valor da economia de energia, que será suficiente para custear todo investimento que foi feito", pontua o deputado.

A bateria em operação na ETA Petrópolis conta com capacidade de armazenar 1806 kwh de potência. Além da economia, o sistema traz maior confiabilidade na continuidade do serviço de abastecimento de água da região.

Comunicar erro

Comentários

MBRITTO GIF