Pernambuco vai aderir à programa que combate violência doméstica e receber 03 casas de apoio

Por Giro das Cidades em 22/02/2024 às 22:46:17

Pernambuco vai aderir ao programa federal Mulher Viver sem ViolĂȘncia, que tem o objetivo de integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados às mulheres em situação de violĂȘncia. A formalização da adesão serĂĄ feita em uma cerimônia com a presença da governadora Raquel Lyra e da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, no PalĂĄcio do Campo das Princesas na manhã desta sexta-feira (23).

Durante a cerimônia, serão assinados acordos de cooperação técnica para a construção de unidades da Casa da Mulher Brasileira em Pernambuco. Elas serão implementadas na cidade do Recife, em Petrolina, no Sertão, e em Caruaru, no Agreste. Também serĂĄ instalada a Câmara Técnica de Políticas Públicas para as Mulheres do Consórcio Nordeste, também na sede do Governo estadual.

A Casa da Mulher Brasileira oferece, em um mesmo espaço, serviços especializados para os mais diversos tipos de violĂȘncia contra as mulheres, entre eles acolhimento e triagem. Além disso, disponibiliza apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, cuidado das crianças, alojamento de passagem e central de transportes.

Hoje, o Brasil possui oito Casas deste tipo distribuídas em Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Boa Vista (RR), Ceilândia (DF), São Luís (MA) e Salvador, esta última inaugurada em dezembro de 2023. Além dessas, existem outras cinco Casas implementadas por governos estaduais no Maranhão e CearĂĄ. A Casa da Mulher Brasileira foi inaugurada em fevereiro de 2015 na gestão de Dilma Rousseff.

Mais de 47 mil casos de violĂȘncia familiar e doméstica contra as mulheres foram registrados em Pernambuco, entre janeiro e novembro de 2023. Em números totais, foram 47.125 notificações, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS).

Fonte: Diario de Pernambuco

Comunicar erro

ComentĂĄrios

MBRITTO GIF