Mais uma pesquisa do Datatrends foi questionada e derrubada na justiça

Por Giro das Cidades em 29/03/2024 às 11:11:01

O partido Cidadania de Vicência conseguiu na justiça eleitoral a suspensão de mais uma pesquisa do Instituto Datratrends devido a gravidades insanáveis, que poderiam macular a opinião dos eleitores do município. A pesquisa estava prevista para ser divulgada no último dia 14 de março. Devido as irregularidades, o Juiz Eleitoral Manoel Belmiro Neto determinou a suspensão da divulgação.

Segundo o Cidadania, o questionário foi direcionado para favorecer determinada pré-candidatura, revelando uma notória vinculação capaz de induzir o eleitor e manipular sua resposta, o que gera interferência na lisura do processo eleitoral.

"Isso porque, em que pese não haver regras específicas sobre a formatação/formulação das perguntas, há de se combater perguntas que induzam o entrevistado a certos posicionamentos ou desviem sua atenção para a finalidade da consulta, sob pena de macular o equilíbrio da disputa eleitoral", diz a decisão.

Ressalta ainda que o fato da pesquisa ter sido registrada na Justiça Eleitoral não elide o ilícito, uma vez que perguntas tendenciosas podem induzir sentimentos de rejeição contra determinados candidatos, maculando o resultado da pesquisa.

Comunicar erro

Comentários

MBRITTO GIF