Com a participação de 4.288 eleitores, o que representa quase 22% de todo o eleitorado do município, Itaíba elegeu com votação histórica os novos Conselheiros Tutelares que terão um mandato de 04 anos, entre 2024 e 2027. Organizada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o COMDDICA - Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, as eleições mobilizaram aproximadamente 100 pessoas.
"Tivemos o amplo apoio da prefeita Regina, que está contente com a organização da sessão, para que pudéssemos entregar a população uma eleição como manda a lei, limpa, com lisura e ampla participação. Foi um trabalho em conjunto, ao lado da presidente do Comddica, Aleonise Félix, do Ministério Público para que os itaibenses pudessem fazer a sua escolha livremente", disse Arnon.
Ele destacou ainda o aumento significativo das seções e colégios eleitorais, onde todas as escolas municipais da sede do município, dos Distritos de Negras e do povoado do Jirau tiveram seções a fim de otimizar o processo eleitoral e minimizar o máximo possível as filas para a população poder votar com mais tranquilidade.
Para o sucesso do pleito foi mobilizada toda a equipe da Secretaria de Assistência Social, assim como colaboradores das pastas da Saúde e Educação, que trabalharam desde os dias anteriores para garantir a logística do pleito e da apuração.
Com a abertura das urnas, foram eleitos como novos conselheiros tutelares de Itaíba: Tôta da Lagoa do Bento em primeiro lugar com 604 votos. Em segundo veio Claudiana Pereira com 503, seguida de Cristiane Professora (449), Claudinha da Saúde (384) e Karina do Conselho (369). Na suplência ficaram: Silvânia de Ivo, Rosa do Conselho, Tassia de Negras, Damião do Conselho e Amós Ribeiro.