A Força Nacional do SUS já enviou, até este domingo (2), 364 profissionais de saúde para socorro aos atingidos pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio, conforme dados do Ministério da Saúde.
A Região Nordeste, com voluntários vindos de oito estados, é a que mais enviou profissionais para atuar no RS: 121 voluntários, o equivalente a 33,2% do total. De Pernambuco saíram 12 deles para ajudar os gaúchos.
Boa parte dos voluntários já retornaram a seus estados. Cerca de 150 permanecem no RS. Na próxima sexta-feira (7), mais 88 voluntários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, entre outros, chegam para reforçar os atendimentos.
Do Nordeste, o estado que mais enviou voluntários foi a Bahia com 36 pessoas. Em seguida veio o Sergipe com 27 e o Rio Grande do Norte com 13, um a mais que Pernambuco. A Paraíba enviou 11 voluntários, seguido do Ceará com 09, Alagoas (8), Maranhão (3) e Piauí (2).
A região Sul enviou 116 profissionais para o Rio Grande do Sul, seguida da região Sudeste com 62, Centro-Oeste com 54 e Norte com 11.